Todos os seres vivos e também os objetos inanimados são permeados por uma energia vital, chamada Prana. E como principal característica, essa força transforma tudo o que existe no mundo. Por isso que a principal característica da vida, é a evolução, a mudança. Nada existe de forma estática no mundo.

Nos Vedas, ainda é dito que essa energia vital repousa em meio líquido. Não é por acaso que o sangue é a sede de todos os nutrientes do corpo, e também é conhecido como o néctar da vida. O nosso corpo precisa de circulação constante  para que todas as células sejam banhadas e nutridas adequadamente. Sem nutrição adequada, as células se degeneram e entram em colapso.

Para compor os nutrientes do sangue, a comida e a bebida. Para ajudar na circulação, o movimento do corpo é fundamental. E para manter tudo funcionando corretamente, uma mente em ordem. Para isso, a alimentação adequada e a reeducação postural  e o fortalecimento mental são fundamentais para a manter o bom funcionamento energético de todo o corpo. Práticas antigas como o Tai Chi ou Yoga, e mesmo alguns esportes visam a manter e potencializar a circulação da energia vital.